quinta-feira, 26 de abril de 2007

Meu Chapéu Novo.


Aloha a todos vocês! É com muito prazer que volto à ativa, e desta vez não teremos um intervalo tão grande entre os posts, prometo. Tudo isso só vai ser possível por causa da inspiração causada pelo meu novo chapéu, um Dorfman Pacific, feito à mão "since 1921" (é o que diz a etiqueta). É ele que aquecerá as idéias na minha cuca, juntamente com seus amigos chapéus mais antigos, não vou desmerecer os meninos.

Não deixei barato e fui visitar o site e confirmei. Os Dorfman são fabricados em Oakland desde o longíncuo ano de 1921, vamos então a uma breve retrospectiva deste ano:

O Brasil naquela época ainda se chamava Estados Unidos do Brasil, os presidentes se revesavam entre canditados Mineiros e Paulistas, a famosa República do Café com Leite, estavamos sobre o governo do Presidente Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa, o 11º da República. O ano começou bem, em 3 de janeiro a Turquia faz as pazes com a Armênia; 19 de janeiro a Guatemala, Honduras, El Salvador e Costa Rica assinam o Pacto de União.

No dia 5 de fevereiro, aqui nos "Estaites" os Yankees compram 20 acres de terra no Bronxs para construirem o Yankee Stadium. No dia seguinte, dia 06, estréia aqui em Hollywood, o filme "O Garoto" obra prima de Charles Chaplin. Inclusive o ator mirim Jackie Coogan, que interpreta o garotinho tem uma história bastante interessante, vamos abrir esse parenteses:

A mesma industria que levou John Leslie Coogan, conhecido como Jack Coogan, ao estrelato o considerou cenil e defasado aos 13 anos de idade, mas Jack ainda conseguia trabalhar em papéis menores. Aos 19 anos de idade, já quase sem dinheiro e fama, tentou reaver com seus pais a grana que ele tinha feito como ator mirim. Infelizmente naqueles tempos o dinheiro recebido por uma criança era propriedade dos pais.

Jack teve que processar seus pais para reaver o dinheiro (alguém lembrou do Macaulay Culkin?) e acabou conseguindo criar um precedente que o ajudaria e também a todas as crianças artistas vindouras. Hoje esse precedente é conhecido como "California Child Actor's Bill", "Coogan Act" ou simplesmente "Coogan Bill", que obriga ao empregador da criança a deixar 15% do valor pago em uma conta aparte, que será de propriedade da criança quando esta tiver capacidade legal para assumir suas responsabilidades.

Depois desse episódio Jack continuou com sua carreira de ator, tendo como outro personagem relevante o memorável Tio Fester Adams (Tio Funério) na série de TV dos anos 60 e a dublagem da voz do mesmo personagem no desenho animado dos anos 70, quando trabalhou junto com a Judy o Foster, que dublava o garotinho (sim, o garotinho) da família, Pugsley Adams (o Feioso).

Jack Coogan Morreu de ataque cardíaco no primeiro dia de março de 1984 aqui em Santa Monica. Está enterrado no Holly Cross Cemitery em Culver City, também em Los Angeles, o mesmo cemitério onde descançam os inesquecíveis John Candy, Bing Crosby, Jimmy Durante, Jack Halley (o homem-de-lata do Mágico de Oz), o eterno Drácula Bela Lugosi e outros famosos.

Esse é Jack Coogan com 7 anos de idade (época do filme "O Garoto")


Esse é o Jack nos anos 60, interpretanto Fester Adams... quem diria, heim!

Bem, voltando ao resumão do ano de 1921, em 03 de março os Doutores Banting e Best, em Toronto, Canadá, anunciam a descoberta da Insulina; 13 de Março a Mongolia declara independencia da China; 31 de Março Albert Einstein divulga, em Nova York, a sua nova Teoria da Relatividade; 14 de Março o Partido Facista de Mussolini consegue 29 acentos no Parlamento Italiano.

Em 30 de Abril o Papa Bento XV publica a encíclica "In praeclara summorum", em comemoração ao VI centenário da morte de Dante Alighieri. Coincidentemente esse foi o Papa que inspirou o atual, Bento XVI, a escolher seu nome papal. Mais coincidência ainda foi que em sua primeira encíclica, chamada de "Deus caritas est", divulgada em 25 de janeiro de 2006, Bento XVI cita Dante Alighieri (!) para explicar o seu conceito de amor: "O amor move o sol e as estrelas". Taí um belo conceito, salve Dante!

Em 11 de junho de 1921 o Brasil adota o sufrágio universal, o que reconhece as mulheres como capazes de votar e participar, de verdade, do "povo"; 19 de junho Turcos e Cristãos assinam um tratado amigável contra os Judeus (se é que se pode extrair qualquer coisa de amigável nisso).

No dia 11 de julho a Mongolia ganha sua independência da China (Dia Nacional da Mongólia)

No dia 12 de agosto comemoro o meu aniversário de -51 anos.

Em 21 de setembro, o "muy" ativo Papa Bento XV doa 1 milhão de Liras para alimentar os Russos famintos.

Durante a campanha eleitoral de 1921, para as eleições de março de 1922, o jornal Correio da Manhã publicou uma carta manuscrita, atribuída ao candidato do governo, Artur Bernardes, governador de Minas Gerais. Nela o ex-presidente da República Marechal Hermes da Fonseca era chamado de "sargentão sem compostura", acusando o Exército de ser formado por elementos "venais". Artur Bernardes negou veementemente a autoria da carta, vindo o mesmo periódico a publicar uma segunda carta, no mesmo tom da primeira, e como ela atribuída ao mesmo candidato. A comoção causada foi enorme, principalmente entre os militares, representados no Clube Militar, sob a presidência do próprio Marechal. Mais tarde seria descoberto que as assinaturas nas cartas eram forjadas. Esse episódio, somado com o resultado das eleições de 1922, geraria em 5 de julho, a Revolta dos 18 do Forte, no Rio de Janeiro.

Em 9 de novembro Mussolini cria, na Itália, o "Partito Nazionalista Fascista"; em 14 de novembro, falece no Rio de Janeiro, a Princesa Isabel.

Certamente aconteceram mais coisas importantes nesse ano, inclusive no Brasil, mas mesmo após horas de busca não consegui mais fatos. Quem sabe na próxima vez. Inclusive, acho que este post já está um tanto grandinho.

Até o próximo!

4 comentários:

DaNi disse...

Lobaooooooo, belo chapéu!!!
beiiiiju =***

Delgs disse...

nice toy, ahm!! :D
come back soon!!!
take care!!!
hugs!

Dra disse...

adorei as historias e o blog

thkx, love it!

Andre Spyzer disse...

dae vei!!!!!! vamo sentar pra tomar umas la em Umu hein.....abracao....